.Matheus

[ IDEIA ] Área Competitiva

18 posts neste tópico

Eae pessoal.

Então, hoje a tarde, tinha uma galera debatendo no chat sobre o jogo (Pokémon GO) e como seria o "competitivo" dele.

E a partir desse tema, entramos no assunto do competitivo nos portáteis e como o competitivo por lá é muito bem elaborado e de fato competitivo (como já diz o nome)

Muitos membros se interessaram no assunto, e eu fui um deles haha, e fiquei interessado no assunto e to querendo aprender a jogar competitivamente, creio que os presentes no chat ficaram interessados à aprender também.

Então veio a ideia para esta Área.

E como o membro @Rothion é praticamente expert no assunto, creio que ele não se importaria de ajudar o pessoal que quer entrar no competitivo, pois o mesmo sanou VÁRIAS dúvidas e explicou diversos termos técnicos do jogo. 

Seria bom até pro fórum, trazendo mais membros do cenário competitivo e alçando novos horizontes no quesito Universo Pokémon.

Tem uma grande galera querendo, então bora lá pessoal :D

- Respostas Explicativas de suma importância: 
F.A.Q - 01 : Por @Rothion
Confira a resposta por este link AQUI.
Sistema de IV's , Movimentos que mudam o "Tipo" do Pokémon
: Por @Rothion
Sobre BASE STATS
: Por @Rothion

Editado por matheuus
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hey!

É uma ideia que já havia colocado há algum tempo. Mas que agora há uma demanda muito mais expressiva. Muitos dos que experimentaram GO ficaram com um gostinho de quero mais. E Pokémon competitivamente é super acessível!

Para os que não possuem um 3DS, há simuladores ótimos 100% fiéis às mecânicas da série - com o Showdown sendo o mais popular e melhor elaborado. E como dito pelo nosso amigo mais acima, é um fator excelente para movimentar o fórum com mais assuntos. :]

Meu voto é sim! 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei desse Showdown, não conhecia. Vou experimentar aqui pra ver se fico menos enferrujado hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, estou dentro! Faz tempo que estou querendo entender melhor como funciona!!!!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Ótima ideia! Vai ser ótimo para entendermos como funciona e ver que é um mundo bem mais abrangente e com mais estratégia do que Pokémon GO somente. E o membro @Rothion manja mesmo dos paranauês! Será interessante se a ideia for pra frente.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Então, por enquanto... eu vou colocar aqui uma introdução básica ao negócio todo.

FAQ:

POKÉMON COMPETITIVAMENTE - O QUE É?

O multiplayer Pokémon - da série principal dos portáteis. De forma bruta, é ter um time estruturado para que seja o the best there is (embora nenhum time seja perfeito, por existir counters e match-ups). O formato oficial da própria Ninento são Doubles (double battles), mas ele por si só é notório por ser extremamente desbalanceado. Por consequência, o formato mais popular e saudável são Singles. E será o metagame de Singles que iremos abordar por aqui.

POR QUE SINGLES E NÃO DOUBLES, SE DOUBLES É O FORMATO OFICIAL?

Em primeiro lugar, Nintendo enforça Doubles como formato pelo fator tempo. Single Battles podem ser realmente demoradas e extensas, enquanto Doubles são diretas ao ponto, ofensivamente. 

Doubles, porém, é extremamente mais restritivo. O formato em si invalida qualquer playstyle que não seja ofensivo, fora que há um abismo maior de viabilidade entre diversos Pokémon - vide a compilação dos times finalistas da VGC 2016 em Regionals espalhadas pelo mundo. VGC 2016 deu um passo adiante em brokeness, permitindo UBERS como Groudon, Kyogre e Rayquaza

De bônus, a Nintendo tem um standard extremamente dúbio do que é banido ou permitido. Coisas como Celebi ou Mew, que são Pokémon extremamente medíocres, são banidos apenas por serem "raros", e não por serem broken nos metagames. Enquanto nós temos Mega Kangaskhan, que é um Pokémon "comum", mas extremamente desbalanceado por ser escrotamente poderoso (estando em 6 dos 8 times finalistas da VGC 2015).

É importante ressaltar que classificar bans e similares de acordo com o status do Pokémon como Legendary ou não é equivocado e não representa qualquer base de sua relevância nos metagames. Articuno, por exemplo, mesmo sendo um Legendary, é um LIXO.

DIGA-ME MAIS SOBRE O FORMATO 'SINGLES'

Singles é o formato clássico que existe desde que Pokémon surgiu ao mundo. Um Pokémon contra outro, individualmente, numa Full Battle, de dois times completos entre si. Mesmo com Doubles surgindo na Geração III e com a Nintendo forçando seus campeonatos oficiais para este na Geração IV, Singles é o formato mais popular - por sua simplicidade e maior dimensão para estratégias e tipos de times.

Embora Doubles seja notoriamente desbalanceado (e sem qualquer esforço da própria Nintendo para com isso), Singles também não é nenhum exemplo de equilíbrio com a ausência de regras específicas para criar um ambiente mais adequado nas partidas. Em partes porquê a Game Freak cria Pokémon com um balanceamento focado em Doubles (mas nem assim eles acertam, e criam coisas broken em todos os formatos possíveis).

Felizmente há uma comunidade de jogadores que há anos se dedica para estudar e deixar o ambiente de Singles mais competitivo e saudável. Hoje ela é conhecida como Smogon - existente desde o início da Geração III oficialmente. Todas as decisões referentes à ban e regras são tomadas em voto livre para quem fizer parte da mesma. Tudo com o único objetivo de deixar o ambiente de Singles o mais competitivo possível.

ALGO MAIS SOBRE O FORMATO SINGLES, DO SMOGON?

No Smogon, existem inúmeras 'tiers', que dividem os Pokémon com base em sua 'força' e capacidade. 

O formato padrão de Singles é o OU (overused), onde é banido apenas os Ubers e demais Pokémon grotescamente poderosos e desbalanceados. Os formatos menores são para as pessoas que desejam usar Pokémon "inferiores" (como Arbok e Fearow) num ambiente onde eles possam enfrentar Pokémon equiparáveis em poder - como uma minor league.

UBER é um termo extremamente antigo, que designa em geral os Pokémon Legendary que são "guardiões" de whatever o que for, como Mewtwo, Lugia, Arceus, etc.

"SMOGON? EU OUVI FALAR QUE ELES SÃO FEIOS E MALVADOS!1!11 TIPO ELES BANIRAM GRENINJA, AFFFFFFFF"

Se você já ouvi falar de Smogon, provavelmente não deve ter sido uma coisa muito boa haha

Smogon é notoriamente impopular com a camada mais casual, pela mesma não compreender de forma lógica o porquê de X ser banido. Pela camada casual e mais newbie ser um tanto barulhenta, muitos da Smogon não possuem paciência e/ou tolerância para os discursos anti-ban de uma política/metagame que ninguém é obrigado a seguir. Então há uma animosidade entre Smogon e o pessoal mais casual, em específico pela política de bans.

Smogon também não é bem vista por alguns jogadores de VGC, num embate pseudo-elitista de ver "qual formato é o melhor" ou "VGC é oficial você não é". Embora menos frequente que a primeira situação acima, ela existe.

E novamente, ninguém é obrigado à jogar meta X ou Y. Smogon é um "meta" não-oficial, para os jogadores que não gostam do oficial da VGC (esta, por sua vez, muito mais desbalanceada e restritiva).

"AFF MANO EU N TENHO 3DS, TIPO, EU GASTO UNS 60 REAIS NO FIMDI NAS BIRITA E NOS SHOW, FICO DURO RÇRÇRÇRÇ"

Para quem não pode/quer arcar com um 3DS e um dos jogos, há os simuladores. O Pokémon Showdown é o melhor estruturado e mais popular de todos os atuais. Inclusive, mesmo para os que possuem os jogos no 3DS, o Showdown apresenta praticidade tanto para testar times antes de criar os mesmos no cartucho, tanto para encontrar oponentes.

"E AGORA???? QUERO BATALIAR!1!11 COMOFAS"

É extremamente recomendável absorver conteúdo e conhecimento. Do contrário, chances são que você tomará um 6x0 de um fulano aleatório em sua primeira batalha. Conhecimento é poder!

Logo trarei mais conteúdo sobre.

FAQ DENTRO DO FAQ: INFORMAÇÕES OBJETIVAS E DIRETAS SOBRE POKÉMON:

• Estamos atualmente no fim da Geração VI (XYORAS), com 721 Pokémon total, excluindo formas adicionais.
  • Geração VII (SM) tem início no final de novembro.
  • Pokémon possuem sua relevância de acordo com uma série de fatores, estes sendo: base stats, abilities, natures, itemsmoves e typing.
  • De tal forma, um Pokémon ser Legendary não influencia se o mesmo é ou não competente.
  • Pokémon possuem 3 características distintas em relação à seus moves: moves físicos, moves especiais e moves de status.
  • IVs existem (de range 0 à 31), assim como EVs (Effort Values). EVs são o investimento manual que você coloca em determinado stat de um Pokémon. O máximo de EVs é 252 num determinado stat, e 508 no geral máximo (assim sendo, é possível apenas maximizar dois stats em EVs).

E dúvidas? Ask away. Por favor.

Posteriormente, irei colocando mais coisas.

Editado por Rothion
4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

@Rothion
Separei algumas dúvidas que surgiram aqui.

1. Como funciona o sistema de IV's no jogo/competitivo? 
  2. Quando a galera tava conversando no chat, você falou de movimentos que mudam o tipo do Pokémon (Grama, Lutador etc.) como eles funcionam? 
  3. Como funciona exatamente o "Preparamento do Campo de Batalha"? li sobre nesta matéria AQUI, e acabou despertando meu interesse,  e acho que serial legal compartilhar informações sobre com a galera. 

Compartilhar este post

Link para o post

Hey!

Eu irei colocar mais informações depois de segunda-feira - porquê até então, terei os dias bem cheios. Mas por ora, posso responder umas coisas. Inclusive, irei adentrar na próxima uma sugestão da @Rikka - que me pediu para adentrar as palavras em negritos que mencionei por último (abilities, natures, etc).

Em ordem:

1 hora atrás, matheuus disse:

@Rothion
Separei algumas dúvidas que surgiram aqui.

1. Como funciona o sistema de IV's no jogo/competitivo? 

Então, vamos por partes:

Primeiramente, da Geração III adiante, cada Pokémon pode ter de 0 à 31 de IV em cada Stat. Na Geração I e II, a range era similar ao GO (de 0 à 15).

Pokémon são DATA - então sempre que um Pokémon é gerado (seja num wild encounter, ou um ovo que choca), o jogo determina suas IVs - que são aleatórias, com uma exceção:

A exceção sendo, à partir da Geração VI, com os Pokémon Baby e Legendaries. Estes, quando gerados, sempre terão 3 IVs aleatórios em seu máximo (31). 

Competitivamente, in-game, para ter um time com Pokémon de IVs perfeitas, é necessário por a mão em eugenia (aka Breeding). O processo funciona da seguinte forma: o filhote sempre herdará um IV aleatório de um dos pais, num nível mais básico de Breeding - ou seja, sem o uso de items atachados nos dois Pokémon (os pais). Com o uso de Destiny Knot atachado em algum dos dois Pokémon pais, o filhote herdará 5 IVs de um ou de ambos os pais - de maneira que não existe motivos práticos para não se usar o item.

Por exemplo: temos dois Lapras. Iremos chama-los de Lapras1♂ e Lapras1♀.

Lapras1♂ possui IV 31 em HP, enquanto Lapras1♀ possui IV 31 em Special Defense. Atachamos uma Destiny Knot em qualquer um dos dois, e os levamos para o Day-Care.

Nasce um filhote! O chamaremos de Lapras2♂ - um Lapras macho, que herda os dois IVs perfeitos dos pais, tendo 31 de IV em HP e Special Defense.

Porém, nós queremos um Lapras perfeito. Em Breeding, a espécie do filhote é relacionada à espécie da mãe. De forma que, se cruzarmos Lapras2♂ com uma Kangaskhan (Kangaskhan é uma espécie de gênero único, no caso, sempre fêmea), o filhote dos dois sempre será uma Kangaskhan. Assim sendo, Lapras2♂ não terá utilidade para o processo árduo de criação de um Lapras perfeito - porquê para passar os IVs E A ESPÉCIE, precisamos que o filhote seja uma fêmea.

E aí? Temos então a Lapras2♀ - com IVs 31 em HP e Defense. O próximo passo é encontrar outro Lapras macho ou algum outro Pokémon macho com algum IV perfeito nos demais stats - e que faça parte do Egg Group da espécie. Lapras tem Egg Group em Monster e Water1. Podemos observar quais os Pokémon participantes de ambos ao clickar nos hiperlinks. 

E falei mais acima sobre Pokémon Baby possuir garantia de ter 3 IVs MAX, não?

É possível capturar um Azurill macho que tenha 3 IVs máximas nos stat que falta para nosso projeto. Confirmado isto, evoluimos o Azurill para Marill - um Pokémon que faz parte de um dos Egg Groups que também é composto por Lapras, o Water1.

Suponhamos que o Marill tenha IVs MAX em Defense, Special Attack e Speed. O colocamos no Day Care com a Lapras2♀. E assim começamos a produção em massa de Eggs, até termos o vitorioso(a) Lapras com IVs MAX em HP, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed.

Como um Lapras padrão é usado mais comumente como atacante especial, seu Attack não terá relevância - e ele é considerado perfeito para uso.

Um Ditto hackeado, com 6 IVs MAX, também facilita tudo grotescamente. Recomendo.

Nos simuladores, como no Showdown, é tudo automatizado. Tudo o que você criar terá todos os IVs no máximo (31) automaticamente,  a não ser que você edite os Pokémon.

1. Quando a galera tava conversando no chat, você falou de movimentos que mudam o tipo do Pokémon (Grama, Lutador etc.) como eles funcionam? 

Sim! O que eu mencionei, em específico, foi o Soak.

Soak e outros moves similares (como Trick or Treat, este que ADICIONA o tipo Ghost ao typing já existente do oponente, ao invés de substituir, como o Soak) possuem distribuição extremamente limitada - e juntamente com um uso situacional, são raramente e quase nunca utilizados. 

Em meu time particular, minha Alomomola possui Soak para envenenar tipos Steel e Poison (que são imunes ao status), e também remover STABs de oponentes perigosos.

1. Como funciona exatamente o "Preparamento do Campo de Batalha"? li sobre nesta matéria AQUI, e acabou despertando meu interesse,  e acho que serial legal compartilhar informações sobre com a galera. 

É de fato um texto bacana (embora um tanto outdated). Não imaginava que NintendoBlast possuísse coisas do tipo.

Irei adentrar o que ele coloca numa resposta em separada - porquê esta já ficou MUITO EXTENSA haha - principalmente por conta de uns pontos que hoje estão em desuso

E muito obrigado pela sugestão! E isso vale para todos! Ask away! Bora compilar informações delícia acá! <3 

Editado por Rothion
3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

@Roottux, o post não é sobre pokémon go. Inclusive, está na categoria "Fora de Pokémon Go". 

"Então, hoje a tarde, tinha uma galera debatendo no chat sobre o jogo (Pokémon GO) e como seria o "competitivo" dele.

E a partir desse tema, entramos no assunto do competitivo nos portáteis e como o competitivo por lá é muito bem elaborado e de fato competitivo (como já diz o nome)"

Logo, percebe-se que o assunto é sobre modalidades competitivas nos jogos portáteis, como 3DS, Gameboy e afins. Prestando um pouco mais de atenção, poderia observar isso.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Hey hey.

Irei à partir deste post, explicar os conceitos marcados mais acima, por sugestão da @Rikka.

Primeiramente, falarei sobre Base Stats, com 4 exemplos de famílias distintas:

Em 02/09/2016 at 12:39, Rothion disse:
  • Pokémon possuem sua relevância de acordo com uma série de fatores, estes sendo: base stats, abilities, natures, itemsmoves e typing.

BASE STATS:

São os valores básicos (ou seja, servem de base) referente ao stat de cada Pokémon. De forma grossa, ele é um referencial sobre as capacidades e forças generalizadas de cada Pokémon.

Por exemplo, pegando como base o avatar de @Rikka - Houndoom (e seu Mega):

Ot4940P.png

À grosso modo, é possível inferir que Houndoom é um atacante especial, de velocidade razoável - mas extremamente frágil, principalmente por ter uma defesa física baixa. Embora seu Attack seja razoável, dividir seu potencial ofensivo nos dois stats acaba por fazê-lo medíocre em ambos. Logo, o foco em Special Attack é a melhor pedida.

Ao Mega evoluir para Mega Houndoom, seu Special Attack e Speed crescem significantemente, assim como há um acréscimo útil de Defense. Logo, podemos concluir que Houndoom (e Mega) são glass-cannon

[...]

Por sugestão da @NickyUsa - pegamos de exemplo Scyther e sua evolução, Scizor - assim como o seu Mega (Mega Scizor):

Primeiramente, Scyther e seus base stats:

ZPXUriA.png

Novamente, inferir suas forças e funções não é nada difícil. Scyther também é distribuído como um glass-cannon, sendo consideravelmente rápido e com um bom valor em Attack. Seu Special Attack é baixo - o que facilita identificar que, para ter sucesso ao usar um Scyther, devemos equipa-lo com moves físicos. 

Note também que sua somatória total é 500. Isso leva à um fator curioso logo abaixo.

C2Fizbj.png

Ao evoluir, Scyther é o único Pokémon que mantém seu total de base stats (que já é consideravelmente alto). Ao se tornar um Scizor, os base stats de Scyther são redistribuídos. De um glass-cannon veloz, Scizor se torna um Pokémon de Attack maior e também com maior resistência física, à custo de sua Speed, que despenca - tornando-o um bulky attacker. E obviamente, seu tipo também muda.

Ao Mega evoluir, Scizor se torna incrivelmente resistente à ataques físicos, possuindo uma das Defenses mais altas de todo o jogo. Seu Attack também aumenta significantemente, enfatizando-o ainda mais como bulky sweeper ou como uma wall física respeitável.

Competitivamente, na teoria, por possuir os mesmos valores base que sua evolução, Scyther poderia ser usado com sucesso (e de fato era usado até a Geração II, em funções distintas de Scizor) - mas seu typing horrível o impede de encontrar qualquer sucesso. (Bug/Flying é extremamente frágil em resistências, possuem fraquezas comuns e Stealth Rock existe [mais sobre Stealth Rock no futuro]).

Logo, Scizor e seu Mega são os únicos com uso competitivamente. Porque de nada adianta ter apenas base stats de valores bons, quando há outros fatores importantes a serem levados em conta (tais valores os contidos nesta explicação e próximas).

[...]

@NickyUsa sugeriu-me a família Porygon (Porygon, Porygon2 e Porygon-Z):

Eis Porygon:

Rhm6TWE.png

Valor de HP baixo, Speed porcaria, Defense e Special Defenses medíocres e um Special Attack passável. Porygon possui a sorte incrível de ter sido agraciado com evoluções ao longo dos anos. Do contrário, estaria fadado ao esquecimento.

As coisas melhoram quando este evolui para Porygon2:

LPd9xyO.png

515 é um total bom. Mas tudo é distribuído de forma similar entre cada stat, tornando Porygon2 um "jack of all trades".

Porygon2 continua sendo lerdo, por sua Speed baixa - mas possuindo Defense e Special Defense consideráveis, assim como um Special Attack acima da média. Porygon2 pode assumir um papel mais defensivo, ao mesmo tempo que esporta um dano aceitável.

Porygon2 pode evoluir para Porygon-Z. E similar à Scyther e Scizor acima, há uma divergência sofrida no processo:

01xFMm0.png

Acréscimo mínimo de 20 - mas temos mais uma redistribuição de stats.

Porygon-Z mantém o mesmo valor de HP, mas troca seus valores defensivos por um boost em Speed e um maior ainda em Special Attack, diferenciando Porygon2 e Porygon-Z em suas potenciais funções e usos. Enquanto Porygon2 melhor se adequa à usos defensivos, Porygon-Z possui stats melhores equipados para ser um Pokémon ofensivo. 

[...]

Por fim, apresento-lhes Shuckle

GK44fEN.png :

Temos aqui um dos exemplos mais drásticos e extremos. Shuckle possui um dos valores mais altos ambos em Defense e Special Defense de todos os Pokémon existentes. Em contrapartida, todos os seus demais stats são um lixo. 

É mais do que óbvio a função e uso de um Shuckle em um time - por este não possuir qualquer capacidade ofensiva. E mesmo defensivamente, seu valor baixíssimo de HP o impede de ser imortal, balanceando-o.

[...]

MAS ESPERA AÍ, O QUE SÃO ESSES NÚMEROS ABAIXO DO "AT LEVEL 100"?

Significa a range do valor número de stat do Pokémon, no respectivo stat.

Vamos pegar Shuckle como exemplo. Pela range, podemos ver que o valor ABSOLUTAMENTE MÍNIMO que ele pode ter em Defense ou Special Defense é 418 - e que tal stat NUNCA terá valor menor que este apresentado.

Se o Shuckle possuir IV máxima (31) em Defense ou Special Defense, assim como treinado ao máximo em um dos stats em Effort Values (EVs), mais com uma Nature beneficiada, ele pode ter até 614 de Defense ou Special Defense - o máximo de ambos os valores.

[...]

E isso explica o básico de Base Stats! Como falei mais acima, próximos posts tratarão dos itens aqui negritados - EVs, Natures e tudo mais.

Dúvidas? Ask away.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo post @Rothion ! Deu pra entender bem sobre o assunto que você explicou com maestria. 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Como a @Rikka disse, mais um ótimo post cara!
Do jeito que você explica é realmente fácil de entender :x , único problema pra mim é: quanto mais aprofundamos o assunto, vejo que temos muito a aprender ainda!

Você disse que tinha como "manipular" o Breed do Pokémon para que ele nasça "Perfect", poderia explicar mais sobre?

*Suas respostas novas foram anexadas ao corpo principal do tópico.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Em 02/09/2016 at 12:39, Rothion disse:

ABILITIES:

Abilities são habilidades/atributos passivos inerentes à cada Pokémon existente - com uma espécie podendo possuir de um à três abilities distintas entre si. Maioria das abilities afetam o campo de batalha, enquanto outras não possuem praticidade na mesma situação (mais sobre adiante).

De primeiro exemplo, eis Solrock:

Sua única ability possível é Levitate - que concede imunidade ao tipo Ground.

Tal ability é extremamente útil no Pokémon - por seu typing (Rock/Psychic) naturalmente ter uma fraqueza ao tipo Ground. Levivate, porém, remove uma de suas fraquezas.

[...]

De segundo exemplo, temos Miltank.

A espécie pode ter uma de três abilities: Thick Fat, Sap Sipper e Scrappy.

• Thick Fat reduz pela metade o dano de moves do tipo Fire e Ice, essencialmente tratando o Pokémon que porta a ability ter pseudo-resistências aos dois tipos.
  • Sap Sipper concede total imunidade à todo move do tipo Grass, seja ele ofensivo ou de status - e ao mesmo tempo, concedendo um Boost em 1 ao Attack do Pokémon.
  • Scrappy ignora as imunidades inerentes do tipo Ghost do Pokémon oponente, fazendo que este receba dano normalmente dos moves de tipo Normal e Fighting (tipos Ghost são imunes à Normal e Fighting).

Como podem ver, cada uma das três abilities acrescenta uma particularidade à Miltank.

Se for desejável utiliza-la ofensivamente, Scrappy é a melhor das três abilities - permitindo que seus moves do tipo Normal (que ganham STAB) possam atingir tipos Ghost - permitindo que Miltank tenha no restante de seu moveset outros moves para demais usos, ao invés de dedicar um slot/espaço exclusivamente para atingir Pokémon do tipo Ghost, que seriam imunes à seu STAB.

Em um uso defensivo ou genérico, ambos Thick Fat e Sap Sipper têm o seu mérito, com Sap Sipper destacando-se mais, por conceder completa imunidade à um tipo - ao invés de resistências à dois. De bônus, Sap Sipper também concede imunidade à status moves do tipo Grass, como Spore, Sleep Power, Stun Spore e Leech Seed.

[...]

Terceiro exemplo: Dunsparce.

Dunsparce é outro Pokémon que possui três possíveis abilities. Porém, diferente de Miltank, nem todas possuem uma utilidade prática (ou utilidade em si). Elas são: Run Away, Serene Grace e Rattled.

• Run Away é uma das poucas abilities que não possuem qualquer utilidade em Trainer Battles. Sua única função é permitir que o Pokémon consiga fugir e escapar de qualquer encontro selvagem contra outros Pokémon. Nada mais e nada menos. Inútil.
  • Serene Grace é uma das melhores abilities do jogo. O Pokémon que a porta possui o dobro de chance de ocasionar efeitos secundários de qualquer move utilizado, se este possuir um. Por exemplo: Body Slam possui 30% de paralisar o Pokémon alvo (se este não for do tipo Electric - Electric types são imunes à paralisia). Se um Dunsparce com Serene Grace usar Body Slam, ele terá 60% de chance (o dobro do usual) de causar paralisia no oponente. 
  • Rattled: se o Pokémon for atingido por um move do tipo Dark, Bug, ou Ghost, ele ganha um Boost na Speed em 1 nível. Diferente de Sap Sipper, Rattled não concede imunidades aos três tipos mencionados (apenas concede o bônus). Dunsparce possui um valor de Speed extremamente baixo (45 de Base Speed) - o que torna Rattled uma ability inútil.

[...]

Como quarto exemplo: Whismur, Loudred e Exploud.

Cada Pokémon possui duas possíveis abilities, com uma pequena diferença:

Soundproof, uma das possíveis abilities, está presente nos três Pokémon. Enquanto Whismur esporta Rattled, Loudred e Exploud possuem Scrappy.

• Soundproof concede ao Pokémon total imunidade à todos os moves relacionados à som - como Perish Song, Hyper Voice e Bug BuzzRattled e Scrappy já foram explicadas mais acima. 

Soundproof, enquanto não é uma ability ruim, perde de Scrappy para Exploud - novamente pela praticidade em não ter seu STAB imune frente à tipos Ghost. Principalmente levando em conta que Exploud possui base stats com inclinação ofensiva.

E aí você me pergunta: "Como faço para ter um Exploud com Scrappy então? Sua forma base, Whismur, possui Rattled!"

A solução é simples: no processo de breeding, você procura gerar um Whismur perfeito que nasça com Rattled. Ao evoluir para Loudred, a ability é substituída por Scrappy - já que ambas ocupam o mesmo slot nos dados do Pokémon.

[...]

E como quinto e último exemplo, Sableye (e seu Mega).

Sableye possui três possíveis abilities: Keen Eye, Stall e Prankster.

• Keen Eye faz do Pokémon que a possui imune à qualquer situação onde sua Accuracy (precisão) seja diminuída. Tal situação é extremamente incomum, o que não faz valer a pena escolhe-la.
  • Stall consegue ser pior: o Pokémon que possuir a ability SEMPRE irá agir no último turno. SEMPRE.
  • Prankster não é apenas a melhor opção para Sableye, como também é uma das melhores abilities do jogo. Prankster permite que o Pokémon usuário sempre aja no primeiro turno, se este está para usar um status move - independente do valor de Speed do Pokémon ativo.

Ao Mega evoluir para Mega Sableye, Mega Sableye ganha a ability Magic Bounce. Mega Sableye sempre terá Magic Bounce como sua ability, independente de qual ela seja em sua forma base.

Magic Bounce reflete todo e qualquer status move direcionado ao usuário de volta para o oponente.

E um fato legal: se um Sableye possuir Prankster e marcar para usar um stat move e também para Mega evoluir, Sableye agirá primeiro logo no começo do turno - assim como também irá Mega evoluir automaticamente. 

E assim, cobrimos o básico sobre abilities!

[...]

2 horas atrás, matheuus disse:

Você disse que tinha como "manipular" o Breed do Pokémon para que ele nasça "Perfect", poderia explicar mais sobre?

Lembra do exemplo que coloquei logo no comecinho, usando diferentes Lapras?

É exatamente aquilo haha

Lá eu também expliquei o processo de herança de IVs que ocorre, da parte do filhote para com seus pais - assim como o Destiny Knot permite que CINCO IVs sejam herdadas diretamente entre os dois pais.

Editado por Rothion
3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

@Rothion
Opa, falta de atenção minha :$
Tava pesquisando sobre os estilos de jogo de cada jogador e encontrei um artigo falando de 3 estilos (não sei se tem mais).

Que seria:
Balanced
Stall
Offensive

Gostaria de saber se as informações contidas lá ainda servem pro cenário de "hoje" no competitivo.
Lá também aborda um tal de "Hax".

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, matheuus disse:

Tava pesquisando sobre os estilos de jogo de cada jogador e encontrei um artigo falando de 3 estilos (não sei se tem mais).

Que seria:
Balanced
Stall
Offensive

Gostaria de saber se as informações contidas lá ainda servem pro cenário de "hoje" no competitivo.
Lá também aborda um tal de "Hax".

No geral, o artigo não é muito outdated. Colocarei uns pontos dele aqui:

• Embora ele tente ser 'breve', há muita encheção de linguiça. Equívocos e omissões também estao presentes. Por exemplo, um time extremamente ofensivo (aka Offensive ou Hyper Offense) não é nem de longe o playstyle mais fácil.
  • A descrição de times Balanced é HORRÍVEL. Nada disso se aplica - tal playstyle é extremamente variado e tem esse nome mais por não ser nenhum lado dos dois extremos de Offense ou Defense (o Stall). Sinergia é um ponto OBRIGATÓRIO em todo e qualquer time, também.
  • Stall possui uma descrição extremamente ultrapassada. Embora Stall aprecie o uso de entry hazards, isso não é uma obrigação do playstyle (tanto que Toxic Spikes mais atrapalha do que ajuda). Stall com foco em Weather NÃO É MAIS VIÁVEL desde a Geração V, e mesmo lá, Weather era omnipresente por conta do quão centralizado era a mecânica de mudança de climas - ao invés de ser um 'foco' de Stall (Weather existia praticamente em toda partida, não importando playstyles).
  • De uma forma geral, o texto trata todos os playstyles como unidimensionais, sendo que há uma nuance grande em todos, até no mais 'simples' destes, como Offense / Hyper Offense. Há uma simplificação exagerada que omite muitas informações.
  • "Cores" é um conceito um tanto extenso - que o texto novamente simplifica em demasia. Enquanto a ideia pode ser um dos exemplos citados, muitos mais outros existem - e não são tão óbvios, também.
  • A parte de 'Usando os Pokémon que gosto de forma eficiente' é um tanto estranha. No sentido que o texto considera tudo fora da tier OU (Overused) da Smogon como automaticamente sendo uma merda - o que não é verdade. A tier OverUsed é definida por USO em primeiro lugar: o que significa que um Pokémon pode entrar ou sair da classificação da tier conforme seu número bruto de usos à cada mês - diferente de uma possível classificação arbitrária de X é ou não um "Pokémon bom". Por exemplo: Jirachi não é OU atualmente por não ter um número de usos para classifica-lo na tier como OU, embora ele seja usado com frequência em campeonatos e por jogadores competentes.
  • Mais sobre Usando os Pokémon que gosto de forma eficiente': ele compara Pokémon uns com os outros quando estes não possuem nada comparável. De um dos exemplos presentes, Weezing não tem nada a ver com Chansey. Weezing é uma wall física, Chansey é uma wall special. Cada um representa uma função distinta.
  • 'Hax' é essencialmente quando você sofre quando uma situação baseada em sorte te come. Por exemplo, mais acima eu falei sobre Dunsparce e Serene Grace. Um idiota bebê chorão provavelmente xingaria "HAX!1!11" por ter seu Pokémon paralisado num Body Slam de 60% de chance de paralisia.
  • "Predict" é a única parte que realmente tem alguma coerência, sem qualquer exagero ou superstição. Em particular, havia mostrado à você um replay meu que ilustra a parte de Predict. Quando for o momento de abordar o assunto, o retomarei - assim como com outros exemplos

Para finalizar, o que pega é que tudo é simplificado demais, para que cada ponto não fique extenso. Eu compreendo a necessidade, para não assustar muitos newbies.

Separar cada assunto, ser objetivo e conciso na abordagem de cada, sem receio de estender o necessário para que o corpo do conteúdo fique bom... são ações que tornam o conteúdo melhor elaborado, sem comprometer a capacidade de entendimento do todo. E é o que procuro priorizar em cada abordagem minha.

De uma forma geral, eu irei abordar tudo o que ele também coloca - mas separando os pontos em partes específicas e com exemplos e explicações mais práticas. Uma parte de cada vez - assim como farei o mesmo no primeiro texto que me linkou. Sobre o primeiro, colocarei os pontos específicos dele posteriormente.

Um passo de cada vez - e assim, o Index ficará bonito haha

Editado por Rothion
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Então, @Rothion
Gostaria de saber se existem comps para iniciantes no competitivo sabe, composições "fáceis" de entender alguns conceitos etc..
E se existem, quais você recomenda? 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 07/09/2016 at 17:12, matheuus disse:

Então, @Rothion
Gostaria de saber se existem comps para iniciantes no competitivo sabe, composições "fáceis" de entender alguns conceitos etc..
E se existem, quais você recomenda? 

Sim e sim. Mas para tal, precisamos entender os diferentes conceitos de times e suas variações. Nada pior do que pegar uma amostra/exemplo de um time, e não saber o que ele faz - ou o porquê de usar XYZ Pokémon.

Irei aprofundar mais o que o texto que linkou da PokeEvo abordou superficialmente, os playstyles. E nestes, coloco exemplo de Pokémon notáveis e um time aleatório do mesmo, direto de um tópico da Smogon (de RMT [rate my team] - onde times são apresentados para análise, crítica e desenvolvimento).

AVISO: A seção que se segue é demasiadamente longa e extensa. E por estes dias, estarei com pouco tempo. Então irei colocar as seções AOS POUCOS. Irei editando esse post conforme for colocando tudo de forma bonita. Logo, WORK IN PROGRESS.

PLAYSTYLES EM POKÉMON COMPETITIVO: 

Há diferentes meios de se aproximar na criação e uso de um ou mais times. 

O esqueleto mais comum e utilizado é procurar sinergia entre os Pokémon presentes. Tal ideia é representada por núcleos suplementares em aspecto ofensivo e/ou defensivo - os chamados cores. Um bom core leva em consideração os tipos dos Pokémon envolvidos, mas não é uma regra exclusiva.

BALANCED ou BALANCE:

À grosso modo, o playstyle pode ser visto como o mais 'genérico' de todos - por não ir à nenhum extremo para o lado ofensivo e/ou defensivo. Você tem coisas que batem, e também coisas que aguentam apanhar. Pode também ser um time sem qualquer 'foco' ou estratégia específicos. O que não é necessariamente ruim.

"Obrigatoriamente', porém, é necessário uma presença ofensiva em alguma espécie - algum Pokémon responsável por lidar diretamente contra cores defensivos e Stall. Do contrário, o time não é um time de Balance - e sim... Stall (duh).

Exemplo de cores:

199MS.png+465MS.png+641TMS.png - Slowking - Tangrowth Tornadus-T

Slowking tem um typing complementar à Tangrowth, servindo como switch-in à possíveis Pokémon do tipo Fire e Ice - duas fraquezas comuns inerentes à Pokémon do tipo Grass. Porém, Slowking e Tangrowth ambos são fracos à Bug - que Tornadus-T resiste. 

Cada Pokémon possui uma função distinta: Tangrowth é uma Physical Wall resiliente, com stats ofensivos em Attack e Special Attack; Slowking é uma Special Wall também bulky e que também pode ser um setup sweeper se desejável; Tornadus-T é extremamente rápido e possui potencial ofensivo superior ao de seus dois parceiros. Assim sendo, um Pokémon procura complementar o outro, em suas respectivas deficiências.

Porém, o real charme do core são suas abilities: os três Pokémon possuem Regenerator - ability que recupera o HP do Pokémon em 33% de seu máximo sempre que este se retira da batalha. Regenerator torna o core auto-suficiente e não dependente de turnos extras ou outros Pokémon para manterem-se saudáveis ao longo da partida.

Por ser composto de um Pokémon rápido e inclinado ofensivamente, assim como dois mais resistentes, porém lentos, tal core é um exemplo que ilustra bem uma das cornerstones de Balance.

385MS.png+468MS.png - Jirachi - Togekiss:

Um core de dois Pokémon, com ênfase maior nas abilities de ambos do que em typing. A sinergia de tipos também é um elemento contribuinte: Jirachi resista à 3 das 6 fraquezas de Togekiss (Ice, Rock, Steel) enquanto é imune à uma (Poison) - Togekiss é imune à Ground e resiste à Dark, duas fraquezas presentes no tipo Steel/Psychic de Jirachi.

Serene Grace é a razão principal do core existir. Como explicado mais acima, tal abiity dobra a chance de efeitos secundários presentes em qualquer move que possua algum. Assim sendo, ambos podem paralisar com 60% de chance via Body Slam, ou causar flinch via Iron Head e Air Slash, respectivamente. Jirachi e Togekiss ambos possuem acesso à Wish, para recuperar HP de si ou de seus teammates - sendo excelentes team supportes, além de irritar a oposição.

[Soon: o resto]

Editado por Rothion
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora