Rothion

Mecânicas / Informações de Pokémon GO

82 posts neste tópico

E todo mundo pensava que Pokémon GO fosse um aplicativo inocente, um spin-off bonitinho onde pudéssemos usar nossos Pokémon favoritos - não importando o quão ruim eles sejam na main series - sem medo de ficar em desvantagem. 

 

Mas esse tópico está para acabar com tal expectativa: Pokémon GO é CHEIO das mecânicas - muitas inclusive emprestadas dos jogos dos portáteis - que dão uma nova camada de profundidade à tudo. As informações contidas foram graciosamente debulhadas pelo pessoal da SilphRoad

 

 

[;;;]

 

 

FAQ RÁPIDO E DIRETO AO PONTO:

 

 

O QUE É O ARCO BRANCO DA JANELINHA DE STAT DOS POKÉMON?

É uma representação tosca do nível do mesmo. Sim, os Pokémon POSSUEM NÍVEIS - embora estes sejam ocultos.

 

 

POKÉMON POSSUEM NÍVEIS?

Sim. Eles possuem níveis. Cada Pokémon encontrado ou chocado pode vir em nível variado, conforme alguns fatores.

 

 

QUAIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM OS NÍVEIS DOS POKÉMON?

O principal fator é o nível do seu personagem. Por exemplo, se seu personagem está no nível 19, nenhum Pokémon encontrado ou chocado poderá exceder o nível 19 no momento que é encontrado ou chocado por você.

Da mesma forma, se seu personagem é nível 19, há uma variação crescente sobre o nível dos Pokémon encontrados. Ou seja, uma Bellsprout que dá spawn na sua frente pode vir tanto no nível 1 quanto no 19.

Porém, os níveis dos Pokémon possuem um 'limite'. Limites distintos tanto para encontros, quanto para os ovos chocados.

 

 

LIMITES?

Sim. Pokémon originados dos ovos possuem o limite de nível máximo no 20. Ou seja, mesmo se você tiver um personagem de nível 21 ou superior, todos os Pokémon de ovos virão com no máximo nível 20.

Para encontros, o limite é 30. Ou seja, você pode ter o nível de personagem 31 ou mais - mas o nível de Pokémon dos encontros terá 30 como limite de nível máximo.

 

 

O QUE É STAB?

Same type attack bonus. Bonus existente, aplicado ao dano dos golpes, se um Pokémon usa um move do mesmo tipo que possui. Exemplo: Clefable e Moonblast (ambos Fairy type).

 

 

O QUE É CP?

É um número imbecil que serve como 'referencia' para o quão forte um Pokémon pode ser. Mas é uma referência um tanto falha, porquê o número 'infla' conforme maior o nível do Pokémon. Veja a seção própria para informações completas.

 

 

O QUE SÃO IVs?

Atributos "genéticos" de cada Pokémon - o que significa que os mesmos são imutáveis. Veja a seção própria para informações completas.

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO:

 

 

Em quais mecânicas Pokémon GO usa similares à série principal? E quais as diferenças?

 

  • STATS:

GO possui um esqueleto rudimentar, similar à primeira geração (Red/Blue/Yellow) - no sentido em que os stats dos Pokémon são simplificados, e pela range de IVs (idêntica as da geração I e II). Suas variações são governadas pelo IVs.

Os stats são: HP, ATTACK e DEFENSE.

Todos os três tem como referência os valores originais (base stats) presentes nos jogos principais. Ou seja, uma Chansey terá o maior HP de todos os Pokémon existentes dos 151 primeiros - mas também manterá ATTACK e DEFENSE extremamente baixos. Não há valores de Special Attack e Special Defense no GO - ambos foram juncionados com ATTACK e DEFENSE (veja "CP" abaixo). 

Dos três stats, apenas HP (e Stamina/Energia) é visível.

 

  • CP:

CP, essencialmente, determina o quão "forte" é o Pokémon. Tal "força" (que compõe o que significa e representa o número de CP em si) sendo NÍVEL, STATS e IV desses stats.

Tudo é calculado levando em conta os base stats e IVs do mesmo, mais NÍVEL (um nível maior = melhores e maiores stats)  - um Pokémon com melhores IVs terá isso refletido com uma quantia maior de CP em relação à um outro de sua espécie. Mas com uma pequena particularidade - os base stats calculados são os da SÉRIE PRINCIPAL (vide cálculos):

BaseStamina = 2 * Hp
BaseAttack = 2 * (Atk0.5 SpA0.5 + Spe0.5)
BaseDefense = 2 * (Def0.5 SpD0.5 + Spe0.5)

Sendo assim, um Snorlax tem sua DEFENSE calculada com base em seus base stats de DEFENSE e SPECIAL DEFENSE da série original.

O HP e a Stamina de um Pokémon são status distintos - mas que dividem a mesma raiz e valores (HP de um Pokémon sempre será igual à seu valor de Stamina)

O total de CP de um Pokémon é conforme o resultado dos 3 cálculos, juntos. Mais:

TotalMultiplicadorDeCP = MultiplicadorDeCP + AdicionalDeMultiplicadorDeCP

Sendo TotalMultiplicadorDeCP  0.095 * raiz quadrada do nível atual do Pokémon.

Multiplicador de CP (CP Multiplier) = cada nível que um Pokémon ganha, seus stats são aumentados proporcionalmente (como mencionado mais acima: duas espécies do mesmo nível muito provavelmente não terão os mesmos stats idênticos). O adicional equivale à forma manual de aumentar o CP do Pokémon. O nível do treinador/personagem apenas aumenta a "cap" / limite máximo de CP dos Pokémon

 

Cada Pokémon possui uma quantia máxima / limite de CP por espécie. Seu valor máximo é apenas atingido se o Pokémon em questão possuir IVs perfeitas - já que CP é uma representação destas. 

 

 

O que determina uma parte da 'qualidade' do Pokémon (nesse caso, o CP) é essencialmente o Trainer Level do personagem. Assim sendo, quanto maior seu Level, melhores serão os Pokémon que você encontra - em qualidade e número de CP. A outra parte da qualidade são os IVs.

 

O nível dos Pokémon encontrados também não são fixos, existindo variações, conforme também em relação ao nível do personagem.

 

 

  • IVs:

Os Individual Values também estão presentes no GO. Mas com a range de 0 à 15, similar à Geração I e II. Da mesma forma que duas Magikarp de mesmo nível e mesma nature nos games possivelmente terão stats diferentes, o procedimento é igual ao GO. Variações que levam como cálculo a fórmula de CP (mostrada acima).

Cada Pokémon pode ter de 0 à 15 em seus três atributos brutos (ATTACK, DEFENSE e STAMINA [HP]). Esses mesmos atributos são aleatórios quando o Pokémon é gerado pelo servidor - e também universal. Ou seja, se você e uma outra pessoa capturarem uma Bellsprout ao mesmo tempo, o mesmo Pokémon terá IVs idênticas - embora seu CP/nível VARIE - por conta da variável de nível de personagem.

 

  • STAB:

Same Type Attack Bonus. Se um Pokémon usa um move do mesmo tipo que possui, o mesmo é atribuído um boost, similar à série principal (ex: Tentacruel e Acid, ou Starmie e Psybeam). O bonus, porém, é de apenas 1.25 - e não 1.5, como nos jogos.

 

  • TIPOS & MATCHUPS:

A tabela de tipos e propriedades dos Pokémon segue o modelo da Geração VI dos jogos principais e adiante. Com a diferença de que não há imunidades - elas são tratadas como resistência. Por exemplo, Magnemite e Magnezone levam dano de golpes do tipo Poison - embora sendo not very effective

 

  • MOVES:

Os moves em GO são FIXOS. Ao evoluir, um Pokémon pode ou não modificar um de seus moves por outro. É aleatório. Todos os moves presentes são de dano direto - não há status moves (rip Wobbuffet).

 

  • PESO/TAMANHO:

O Pokémon em GO pode ser XL ou XS (Xtra Large ou Xtra Small) - o que o diferencia dos demais apenas em questões de flavor. Não há qualquer relação com as demais mecânicas já citadas.

 

 

[...]

 

 

tl;dr: Pokémon GO é cheio das frescuras tal qual a série principal. 

 

 

[...]

 

 

LINKS BONITOS:

 

 

 

 

Editado por Rothion
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Rothion, bacana o teu post,

Uma coisa que talvez vc saiba, que eu estava percebendo, são as habilidades, que influenciam o Ataque..

Exemplo:

tenho um Golbat (evolução do Zulbat) , CP 191=

Habilidade 1 = vento de alguma coisa - 10

Habilidade Especial = Tornado alguma coisa - 35

 

no jogo, peguei um Zulbat, CP43, onde tinha as habilidades:

Habilidade 1 = Sopro alguma coisa = 15

Habilidade Especial - Voo Rasante = 50

 

Nesse caso, teoricamente, o mesmo Pokemon com CP menor, é muito melhor do que a evolução dele com CP maior...

Nas tuas pesquisas, vc encontrou algo sobre isso? o Teorycraft dessas Habilidades?

 

Edit: usei o nome das Habilidades fictício, por que o jogo tá fora... :D

Editado por theoyaz
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snip

Imagino que você esteja se referindo à STAB e o valor distinto do dano de cada move em si. Pegando seu exemplo, que envolve Zubat e Golbat:

 

Sobre os moves: vamos desconsiderar Bite, que ambos aprendem naturalmente (um Golbat pode permanecer com Quick Attack se você evoluir um Zubat que tenha o move e ele não mudar). Suponhando que você tenha pego os dois imediatamente: temos então Quick Attack (Zubat) vs Wing Attack (Golbat).

 

Comparando ambos contra um alvo NEUTRO (sem fraquezas e resistências) e também desconsiderando a diferença de velocidade/animação dos moves... Quick Attack tem 10 de bano base - e Wing Attack tem 12 de dano base. Wing Attack tem o acréscimo de ganhar STAB. Em relação à dano bruto apenas, Wing Attack > Quick Attack.

 

Uma dica que dou é se referir aos golpes como "moves" - porque habilidades/abilities são uma mecânica da série principal totalmente diferente de tudo isso. 

Editado por Rothion
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O jogo voltando, te mostro as discrepâncias que menciono...

 

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Se não forem os MESMOS moves com valores diferentes (cada um com Quick Attack, mas com diferentes propriedades, por exemplo), então é exatamente isso que eu te falei.

 

No exemplo que cito, dois Golbat de Quick Attack provavelmente terão uma diferença quando executam o golpe (velocidade da animação e o dano no oponente) POR CONTA DO CP - já que a quantidade de CP de um Pokémon é resultado de seus IVs, e consequentemente, stats.

 

Se você se refere aos Special Moves (o que consomem Stamina), isso é um caso à parte. Se for no link da Serebii que fala dos moves em si, você verá o trade-off que há de um Special Move de dano base alto de um de dano base menor.

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No meio de tanto Tópico sem objetivo (flame), é importante subir esse, que tem muita informação relevante:

 

Deixo aqui, Tabela de Base Atack e Base Defense do site The Silph Road: https://thesilphroad.com/research

 

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muito legal o post, não conhecia esse calculo do poder do pokémon, achei interessante a lógica que eles usam. Acredito que logo nos primeiros updates terão vários nerfs para equilibrarem os poderes dos pokémons. Vamos ficar no aguardo.

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No meio de tanto Tópico sem objetivo (flame), é importante subir esse, que tem muita informação relevante:

 

Deixo aqui, Tabela de Base Atack e Base Defense do site The Silph Road: https://thesilphroad.com/research

 

Vale ressaltar que esse Graph não é muito, digamos, preciso. Ou melhor dizendo, ele é uma MERDA mesmo. E abaixo eu digo o porquê:

 

O que eu coloquei mais acima (na seção de links) é de fato mais preciso; porque rankeia e compara os stats de um Pokémon com outro via sua base bruta numérica - ao invés de uma estimativa desenhada por barras. Por exemplo: o graph mostra que Hitmonlee possui maior DEFENSE que Tangela - o que NÃO É VERDADE (e mesmo se fosse calculado HP+Defense para esse referencial, Tangela ganha de Hitmonlee em ambos).

 

Also, tive acesso ao Graph pelo próprio video que está nos meus links - mas não o coloquei junto por ser um negócio extremamente zoado e unreliable. É muito melhor se orientar pelos NÚMEROS. 

 

Vale ressaltar também que o próprio video comete uma gafe grotesca, onde um dos moleques diz que Water-type moves é not very effective contra Electric - o que também NÃO É VERDADE. SilphRoad não é Deus, cometem erros e tudo mais.

 

 

[...]

 

 

muito legal o post, não conhecia esse calculo do poder do pokémon, achei interessante a lógica que eles usam. Acredito que logo nos primeiros updates terão vários nerfs para equilibrarem os poderes dos pokémons. Vamos ficar no aguardo.

Muitos já querem um nerf hard em Vaporeon. Não é difícil entender o porquê: eles pegaram TODOS os base stats dos Pokémon existentes para juntar tudo e subdividir em apenas 3 deles - o que torna os Pokémon de Speed alta como atrativo (Electrode, Jolteon) extremamente ruins, pelo atributo não existir e os mesmos possuírem tudo de medíocre para ruim.

 

O mais provável é que venha uma reformulação do todo daqui um tempo. Em específico se Niantic quiser desenvolver multiplayer de verdade para o App.

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MEGA BUMP. 

 

Adicionei boa parte das informações que havia atualizado (o que pude lembrar de cabeça) desde que o forum fodeu com o tópico pelo rollback ridículo que ocorreu. A novidade principal se encontra no link da calculadora de IVs - esta já consolidada como precisa após testes e troubleshootings.

 

E também, pelo rollback que houve, muitas dúvidas de algumas pessoas acabaram desaparecendo - então é importante que se alguém tiver qualquer questionamento ou um conhecimento para partilhar e acrescentar, que se manifeste - para que o OP compile todas as informações possíveis das mecânicas do jogo num lugar apenas.

 

ty

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Porque não aparece questões como ataque e defesa, nas informações. Isto vai ser atualizado sera? Sistema de luta é meio fraco, não tem emoção, a boa do jogo é caçar os pokemon. 

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Porque não aparece questões como ataque e defesa, nas informações. Isto vai ser atualizado sera?

Dunno. Enquanto os valores brutos de Attack e Defense podem sofrer um patch para serem visualizados, imagino que não aconteça o mesmo com as IVs (elas são ocultas até nos jogos da série principal).

 

~

 

Also, atualizei a parte de CP e IVs, colocando uns pequenos tidbits para facilitar a compreensão. No fim de semana eu farei um overhaul na thread - colocando uns 'tl;dr' e abordando outros elementos - como a mecânica de spawn.

Editado por Rothion

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Deem um oscar para este tópico hehehehe

Mas sem brincadeira, vou estudar muito ele pra entender bem essa mecânica do jogo!

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Deem um oscar para este tópico hehehehe

Mas sem brincadeira, vou estudar muito ele pra entender bem essa mecânica do jogo!

Qualquer dúvida que você tiver, por favor, manifeste-se sobre.

 

Inclusive, é dessa forma que o tópico fica melhor - às vezes nem sempre as informações apresentadas são "fáceis" de serem entendidas. Então o feedback em muito ajuda a tornar o conteúdo mais acessível.

 

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O que eu devo priorizar então o CP do pokemon ou o IV ?

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O que eu devo priorizar então o CP do pokemon ou o IV ?

O ideal é você pegar um Pokemon com a curva de CP quase cheia e testar seus IVs na calculadora de IV. No entanto, eu diria que essa otimização é coisa de nível 25 pra cima. Antes disso você só vai ter que gastar Stardust.

Por esse motivo eu acho o fato do CP de pokemon depender do nível do treinador uma coisa bem absurda em níveis mecânicos. No Reddit muitos usuários estão reclamando do grinding que isso causa e como o objetivo inicial do jogo é chegar ao nível 30 o mais rápido possível.

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O que eu devo priorizar então o CP do pokemon ou o IV ?

Resposta curta e objetiva: IVs. 

 

Resposta longa, mais extensa: Ainda os IVs. Mas preocupe-se com isso apenas MUITO MAIS PRA FRENTE - porquê o CP/limite de experiência do Pokémon só chega de fato no máximo se o seu Trainer Level estiver lá também - já que o Trainer Level é que determina o limite/CP máximo que qualquer Pokémon terá.

 

E um lembrete: o valor numérico de CPs é uma representação do quão bons são os IVs do Pokémon. De forma que, dois indivíduos da mesma espécie, level, e curva de CP podem ter IVs distintos - e assim, sendo, CPs diferentes. Ou seja: IVs = CPs. Como os IVs são invisíveis, você usa o CP (e outros fatores) para calcular os IVs do Pokémon em questão.

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Resposta curta e objetiva: IVs. 

 

Resposta longa, mais extensa: Ainda os IVs. Mas preocupe-se com isso apenas MUITO MAIS PRA FRENTE - porquê o CP/limite de experiência do Pokémon só chega de fato no máximo se o seu Trainer Level estiver lá também - já que o Trainer Level é que determina o limite/CP máximo que qualquer Pokémon terá.

 

E um lembrete: o valor numérico de CPs é uma representação do quão bons são os IVs do Pokémon. De forma que, dois indivíduos da mesma espécie, level, e curva de CP podem ter IVs distintos - e assim, sendo, CPs diferentes. Ou seja: IVs = CPs. Como os IVs são invisíveis, você usa o CP (e outros fatores) para calcular os IVs do Pokémon em questão.

Rothion,primeiramente Parabéns pela Iniciativa e pela idéia de criar esse tópico. Tenha certeza que será um dos que vou querer receber notificação!

Você comenta que os IVs seriam nossas prioridades e tal,mas aí surgiu umas dúvidas que gostaria de compartilhar e entender...

  • O lvl do Pokémon é definido pelo o que? Quantidade de Stardust/Candies para Power UP?
  • Há possibilidade de eu ter um Pokémon que capturei quando estava com o personagem Lvl 10 ter um CP baixo,mas os IV´s maiores que um Pokémon que capturei no lvl 20 só que com um CP maior??
  • No caso de Pokémon cujo o Atk é melhor que o HP, buscaremos maiores IV´s em qual atributo? Consegue entender a minha dúvida?? Outro exemplo:a Chansey que tem um HP absurdo,mas seu atributos de atk e def são baixos... Qual seria mais eficaz: Chansey 15/8/8 ou Chansey 8/15/15 ??

Abraços!

 

 

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Rothion,primeiramente Parabéns pela Iniciativa e pela idéia de criar esse tópico. Tenha certeza que será um dos que vou querer receber notificação!

Obrigado. E explico:

 

 

  • O lvl do Pokémon é definido pelo o que? Quantidade de Stardust/Candies para Power UP?

O level do Pokémon que você encontra possui relação direta com o level do seu personagem (o Trainer Level).

Exemplo: você tem Trainer Level 15. Significa que os Pokémon que você encontrar, à partir desse level, terá a range de nível do seu personagem. Ou seja, você pode encontrar um Pokémon entre 13~15, mais ou menos.

 

 

  • Há possibilidade de eu ter um Pokémon que capturei quando estava com o personagem Lvl 10 ter um CP baixo,mas os IV´s maiores que um Pokémon que capturei no lvl 20 só que com um CP maior??

Sim! Mas é extremamente improvável. Até o seu starter do comecinho pode ser um Pokémon perfeito. Matematicamente, as chances de isso acontecer são bem baixas.

Daí é que vale mais a pena você upar loucamente o quanto antes pra um Trainer Level alto - e aí sim, se preocupar com IVs. Porquê haverá menos custo e grinding para maximizar um Pokémon perfeito até o seu total máximo.

 

 

  • No caso de Pokémon cujo o Atk é melhor que o HP, buscaremos maiores IV´s em qual atributo? Consegue entender a minha dúvida?? Outro exemplo:a Chansey que tem um HP absurdo,mas seu atributos de atk e def são baixos... Qual seria mais eficaz: Chansey 15/8/8 ou Chansey 8/15/15 ??

O mais eficaz é uma Chansey 15/15/15. Justamente por esta ser melhor do que qualquer uma dessas duas possibilidades aí haha

Mas a role de uma Chansey é mais como Gym Defender, para ganhar tempo e sugar as Potion dos desafiantes. Então até você ter uma 15/15/15, vale mais priorizar HP>Defense>Attack.

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Boa, nice topic my friend!

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Alguem me explica a mecanica do combate em Ginasio.

 

Fui fazer minha primeira batalha. Coloquei meu Lapras e vencia 2 batalhas e ai saiu automaticamente do combate mas me Lapras tinha ainda 60 HP.

 

Tem tempo?  Meu cel um Moto G2, travaou durante a batalha inteira nao fiz nada. Os ataques normais, especias e fintas sao automaticos?

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O mais eficaz é uma Chansey 15/15/15. Justamente por esta ser melhor do que qualquer uma dessas duas possibilidades aí haha

Mas a role de uma Chansey é mais como Gym Defender, para ganhar tempo e sugar as Potion dos desafiantes. Então até você ter uma 15/15/15, vale mais priorizar HP>Defense>Attack.

 

Mas as chances de encontrar uma Chansey 15/15/15 é quase que nula não é?

O máximo que vi até agora foi um Vaporeon 15/15/14 com 2k+ CP

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